"NESSA SÉRIE HÁ UM BELO CONTRASTE ENTRE O VAZIO/ABANDONO E O QUE SERIA UM LUGAR/TRANSPORTE COLETIVO. UMA SENSAÇÃO AMBÍGUA DE PRISÃO (POR TRÁS DAS GRADES) E LIBERDADE (DOS TRILHOS QUE NOS LEVAM AO INFINITO)."

– Paulinho Moska 

Cantor & Compositor

  

TRILHOS (2011)

 

Visitar uma antiga estação de trem nos faz pensar em uma série de perguntas. Quem passou por aqui? Para onde foi? Quem essa pessoa encontrou ao chegar, para quem disse adeus ao partir? De autoria da fotógrafa e escritora Bruna Ramos da Fonte, a série Trilhos é composta por fotografias da antiga ferrovia São Paulo Railway.

Tendo os trilhos centenários e os antigos trens deteriorados pelos anos como cenário, Trilhos é uma viagem fotográfica que capta faces de um lugar que guarda em cada centímetro as lembranças seculares que ficaram entre as idas e vindas das milhares de pessoas que pisaram naquelas plataformas, que viajaram nos trens hoje já fora de uso.

 

Em exposição entre maio/2011 e dezembro/2012, a série Trilhos percorreu algumas das principais capitais do país - incluindo São Paulo, Belo Horizonte e Porto Alegre - e foi vista por mais de dois milhões de pessoas somente no Brasil.

© BRUNA RAMOS DA FONTE  •  2020