O barquinho vai... Roberto Menescal e suas histórias

Autoria Bruna Fonte

Editora Irmãos Vitale

Publicação Outubro de 2010

Prefácio Paulo Coelho

Depoimentos Paulo Coelho, Cacá Diegues, Lula Freire, Solange Kafuri, Giselle Kfuri, Ivan Lins, Carlos Lyra, André Midani, Miele, Oswaldo Montenegro, Oscar Castro Neves, Leila Pinheiro, Wanda Sá, Marcos Valle, Marcio Menescal, Claudio Menescal, Adriana Menescal, Yara Menescal 

  

"Acho que eu tive uma sorte danada de participar da Bossa Nova há mais de cinquenta anos e ela estar viva até hoje."

Roberto Menescal

 

As histórias de Roberto Menescal são narradas de maneira leve e bem humorada, privilegiando não somente histórias dos tempos da Bossa Nova (como sua parceria com Ronaldo Bôscoli, a amizade com Nara Leão, Tom Jobim, João Gilberto, Vinícius de Moraes), como também histórias de artistas produzidos ou descobertos por ele (entre eles Chico Buarque, Elis Regina, Gal Costa, Fagner, Emílio Santiago, Raul Seixas). O livro traz ainda histórias inéditas dos bastidores da música brasileira desconhecidas do grande público.

 Revista Rolling Stone 

Guia de Livros por Toninho Spessoto

10 de novembro de 2010

 

Bastidores da MPB 

Roberto Menescal vem marcando a história da música popular brasileira, seja como compositor, seja como violonista, seja como produtor. Nome de peso da primeira geração da bossa nova, tem histórias de vida e trabalho retratadas no bem elaborado "O Barquinho Vai... Roberto Menescal e suas histórias", da jornalista Bruna Fonte. Por meio de tópicos rápidos, o músico fala do nascimento da bossa, do trabalho como diretor e produtor de gravadora e do relacionamento com artistas. A obra tem também depoimentos de artistas, amigos e familiares. A linguagem é saborosa e o ritmo envolvente. A autora consegue colocar nas narrativas um toque jornalístico, o que as transforma em rico material informativo.

© BRUNA RAMOS DA FONTE  •  2020